Foto e biografia: https://www.jornaldosvales.com.br/
ZAÍRA DE CARVALHO
( Brasil - MINAS GERAIS )
Morreu na tarde deste sábado (27), aos 86 anos, a professora e escritora Zaíra de Carvalho.
A escritora estava internada no Hospital Márcio Cunha (HMC) II, em Ipatinga, e lutava contra uma leucemia.
Zaíra de Carvalho completaria 87 anos no dia 25 de junho. Nascida na chamada Fazenda do Alegre, atualmente bairro Santa Maria, em Timóteo, ela trabalhou na antiga Acesita entre 1953 e 1959, antes de se dedicar à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, na função de secretária, entre 1959 e 1963, em Ouro Preto (MG).
Em seguida, Zaíra retornou ao Vale do Aço para atuar como secretária da Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, em Coronel Fabriciano, e estudar Beneficência Popular, até completar o curso de Magistério.
Filha de Quintino Alves de Carvalho e Rita Coura de Andrade, Zaíra de Carvalho também se formou em Letras. Logo depois, ela concluiu pós-graduação em Língua Portuguesa pela PUC-MG. Ela era profunda conhecedora da história do município de Timóteo.
Professora
Depois de ter sido aprovada em concurso do INSS de trabalhar na agência do instituto em Timóteo até 1973, Zaíra pediu exoneração e começou a dar aulas até se aposentar, em 1998, seis anos antes de fundar o Lar das Meninas na cidade.
Escritora
Em 1986, ela fundou a Associação de Poetas e Escritores do Município de Timóteo (APEMT).
A escritora editou e publicou vários livros, como: Coquetel de Versos em Taças de Amor (1982); O Choro da Criança na Missa do Prefeito (1983); Momentos (1989); Bichinho de Pé (1990); Baratinha Zazá (1993); Os Mistérios do Amor Humano ? A História do Município ? de Timóteo ? na Área da Saúde (1993) e Sujeira (1997).
|
ANUÁRIO DA POESIA BRASILEIRA 1995. Organizador : Laís Costa Velho. Rio de Janeiro: CODPOE – Cooperativa de Poetas e Escritores, 1995. 116 p. Ex. bibl. Antonio Miranda
FELIZ NATAL
Cristo cresce
no presépio
da humanidade
a nova realidade:
só há festa
no coração
que detesta exploração.
Há festa na bondade
no amor e amizade.
Natal é agora
que a alegria
em mim se aflora
em poder lhe escrever.
*
VEJA E LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html
Página publicada em agosto de 2023
|